Rev. Pe. Guilherme Hünermann
Wilhelm Hünermann (28 de julho de 1900 - 28 de novembro de 1975) foi um padre e escritor alemão, mais conhecido por suas biografias novelizadas de santos católicos romanos.
Em 1923, Hünermann foi ordenado sacerdote e começou a servir em Essen, na Diocese de Aachen. Sua primeira peça, a tragédia Cruzada das Crianças (Der Kinderkreuzzug), foi publicada em 1931, e em 1936 ele fez um grande avanço com o romance biográfico sobre o redentorista morávio-alemão Clement Maria Hofbauer.
No mesmo ano, a transferência dos restos mortais do missionário Damien de Veuster de uma colônia de leprosos havaiana para sua Bélgica natal inspirou Hünermann a compor um romance biográfico sobre ele (Priester der Verbannten). Hünermann nasceu, passou a infância e serviu durante algum tempo perto da Flandres, que amava e conhecia muito bem. Assim, no romance sobre o padre flamengo Damien, ele apresentou suas próprias profundas simpatias e preocupações sobre os então culturalmente oprimidos flamengos belgas, ao mesmo tempo em que mostrava como a devoção altruísta, que o padre Damien personificava, transcendia estreitas fronteiras nacionais e raciais.
Com seus trinta romances biográficos, Hünermann foi um dos hagiógrafos mais prolíficos do século XX. Suas obras venderam mais de três milhões de cópias e foram traduzidas para mais de vinte idiomas, principalmente francês, espanhol, esloveno, croata, polonês, tcheco, eslovaco, húngaro, lituano, romeno e holandês. Seus escritos, especialmente aqueles sobre os jovens santos, destinavam-se principalmente a jovens leitores, mas sempre foram lidos e bem recebidos por leitores de todas as idades e profissões. Demonstrando uma extrema sensibilidade pela santidade em todas as suas formas e circunstâncias, Hünermann descobriu-a e apresentou-a como objectivo e modelo. Antes e durante a escrita das suas obras biográficas, estudou exaustivamente a maior parte do material disponível sobre uma determinada pessoa, desde artigos de jornais a notas de diário, cartas e biografias existentes, e tentou incorporar cada detalhe ou testemunho interessante num todo harmonioso.